Avarias mais comuns: Discos Rígidos


Quando um disco rígido deixa de funcionar, temos de seguir passo a passo para ver a solução do problema. Começamos pela "raiz" do problema, que é a Motherboard.O disco rígido está ligado à motherboard através de um cabo onde vai engatar nas entradas IDE. Normalmente existem 2 entradas. IDE 1 e IDE 2. O IDE 1 é usado normalmente para conectar o disco rígido e o 2 para conectar a drive de CD.Já nesta situação podemos verificar várias possibilidades para resolver a avaria: - Os pinos das entradas IDE na motherboard estarem danificadas.- O cabo IDE estar danificado (traçado).- Os pinos da entrada IDE no disco estarem danificados.

Se nada tiver errado com o IDE, verifica-se se existe alimentação no disco rígido a 100 %. Dependendo do tamanho dos discos rígidos e das marcas respectivas, eles são alimentados de 3.3V, 5V a 12V. Deve-se trocar a fonte de alimentação para ver se o problema fica resolvido.


O disco rígido tem erros de leitura/escrita:

  • Algumas vezes a causa dos erros de leitura/escrita pode ser um vírus. Verifique com um programa de verificação de vírus se o computador tem um vírus que possa ser a causa do problema.
  • Um sistema de ficheiros corrompido pode também originar erros de leitura/escrita. Utilize a ferramenta de verificação de erros do Windows nas propriedades da unidade e faça uma verificação do sistema de ficheiros.
  • Sectores danificados no disco rígido podem originar erros de leitura/escrita. Para verificar se o seu disco rígido tem sectores danificados, procure na Internet uma dessas ferramentas e faça uma verificação da unidade, se possível.



Disco rígido está com ruídos:

  • Se o disco rígido emitir ruídos, independente do tipo de ruídos, isso indica que o disco rígido tem um problema mecânico grave. Esses ruídos podem indicar sectores danificados, um motor avariado ou qualquer outra avaria do seu disco rígido.
  • Faça uma cópia de segurança dos seus dados, se possível, antes que a unidade tenha uma falha total o que levaria à perda de todos os dados guardados no disco rígido. Deve levar o seu computador a um ASP para fazer uma verificação do hardware.

Nome de avarias mais comuns

  • Headcrash: é utilizado para denominar a avaria que se produz quando as cabeças de escritura/leitura chegam a tocar a superfície dos pratos dos discos rígidos, este facto faz com que a camada magnética dos mesmos desprenda-se tornando impossível ler ou escrever dados nesse ponto.
  • Cabeças: trata-se do conjunto de avarias localizadas nas cabeças de escritura/leitura ou de qualquer das partes que as compõem (cabeças, amplificador, flextores, bobinas). As razões de que se produzam variam dependendo da localização da avaria: da acumulação de impurezas nas cabeças de leitura faz com que o mesmo perca eficiência, os golpes podem ocasionar o desprendimento das cabeças, os desajustes nas bobinas impossibilitando assim a leitura dos dados...
  • Motor: como outras partes do disco rígido, está formado por vários componentes (bobinas, rolamentos, eixos) e pode apresentar falhas em cada um deles. As altas temperaturas às que se submetem os dispositivos no seu funcionamento podem danificar os rolamentos, provocando ruídos e vibrações que impedem uma posição estável das cabeças de escritura/leitura, ou do mesmo modo que no caso das cabeças, os desajustes nas bobinas impossibilitam a leitura dos dados.
  • Electrónica: as flutuações no fornecimento eléctrico que alimenta os dispositivos podem provocar avarias nos circuitos electrónicos presentes no controlador do disco. O excesso de temperatura também pode provocar falhas na electrónica dos discos rígidos.
  • Descompensação térmica: trata-se de uma avaria que pode afectar qualquer componente do dispositivo, é produzida pelas variações de temperatura que sofrem os discos rígidos. Produz uma deformação física dos dispositivos ou de um dos seus componentes, impossibilitando o seu funcionamento correcto.